"O livro é uma extensão da memória e da imaginação!"

"O livro é uma extensão da memória e da imaginação!"

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Resenha #7 Jonathan Strange & Mr. Norrell

Quem ama Harry Potter e ainda localizada em Londres?
Claro que todo mundo gosta.
Mas tem um livro para adultos sobre magia.


Livro: Jonathan Strange & Mr. Norrell
Título original: Jonathan Strange & Mr. Norrell
Autor (a): Susanna Clarke
Editora: Seguinte
Páginas: 824

Sinopse: No começo do século XIX, a maioria da população britânica acreditava que a magia estava perdida havia muito tempo – até que o sábio Mr. Norrell revela seus poderes, tornando-se célebre e influente. Ele abandona a reclusão e parte para Londres, onde colabora com o governo no combate a Napoleão Bonaparte e coloca em prática seu plano de controlar todo o conhecimento mágico do país.Tudo corre bem até que Jonathan Strange, um jovem nobre e impetuoso, descobre que também possui talentos mágicos. Ele é recebido por Norrell como seu discípulo, mas logo os dois começam a se desentender... e essa rixa pode colocar em risco toda a Inglaterra.

No livro contem três partes 1-Mr. Norrell 2-Jonathan Stranger  3-John Uskglass .
 A magia era algo praticamente inexistente nos dias atuais da Inglaterra e esse era o palco de grandes discussões entre os membros da Sociedade Culta dos Magos de York. Essa sociedade é composta por magos que nunca feriram ou beneficiaram alguém através da magia. Ou seja, estes homens nunca praticaram um encantamento sequer. “Por que não se fazia mais magia na Inglaterra?” era a grande pergunta feita por um novo membro da Sociedade Culta e que deixava os mais antigos estupefatos, pois possuíam apenas uma resposta incabível: cavalheiros não deviam usar magia.
    Mas tudo mudou quando Mr. Segundus e Mr. Honeyfoot descobriram que havia, sim, um único mago praticante da magia. E assim foram atrás dele, esperançosos de que o grande Mr. Norrell faria uma breve demonstração de seus encantamentos. Depois de trocas de cartas, tudo foi resolvido com um simples acordo firmado através de um documento: se o homem que se dizia praticante conseguisse realizar tal ato, todos os outros deveriam deixar seus títulos de magos e não realizar nem um breve estudo sobre o assunto. Mas, se caso viesse a fracassar, retiraria a afirmação de que praticava a magia.
    É claro que Mr. Norrell, conhecido por possuir a maior coleção de livros de magia do condado de York, cumpriu com o prometido e partiu para Londres assim que todos os pobres homens deixaram de ser magos – com exceção de Mr. Segundus, que se recusou a assinar o documento – para cumprir sua nova missão: apopularização da magia. Queria oferecer seus incríveis poderes ao governo para, juntos, lutarem contra as forças de Napoleão Bonaparte. 

Cada personagem foi criado com características marcantes, sendo bastante distintos entre si. Nem se eu quisesse poderia fazer uma descrição de cada um deles, pois são muitos. Mas falarei um pouco sobre os detalhes dos personagens que mais me chamaram a atenção. Mr. Honeyfoot, parceiro de Mr. Segundus, era sempre alegre, disposto a fazer qualquer coisa para achar a solução de algum problema. Mr. Norrell era o homem reservado que, se pudesse, não sairia de sua biblioteca, evitando ao máximo uma interação social mais envolvente. E, por fim, Mr. Strange que, mesmo casado, colocava suas próprias vontades e prioridades à frente de qualquer coisa, não ligando muito se sua própria esposa estivesse insatisfeita com algo.

Contém mistérios, magia, encantos, sombrio e assustador! rsrs
Ate que o livro se tornou serie pela BBC, com 7 episódios. Petíscula-se que a autora iria escrever uma continuação mas eu acho que no termino do livro ta bom e não precisa de continuação. 

                                       
Até a próxima!! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário